Suplementação: Economize sua saúde e entenda porque esse hábito não é para você!
- Tati Espíndola
- 15 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

Existe hoje no mercado, uma variedade imensa de suplementos alimentares e drogas com a finalidade de aumentar o rendimento nos treinos e adquirir resultados estéticos mais rapidamente.
É muito comum vermos atletas, orientadores e até iniciantes fazendo uso deste tipo de produto. Tão comum, que raramente vejo alguém questionar sobre a necessidade de uma prescrição de um médico ou nutricionista esportivo para começar a usar um suplemento.
Já presenciei casos de orientadores físicos indicando suplementos para alunos iniciantes, praticantes de atividades físicas fazendo indicação para os amigos menos experientes, inclusive ensinando como utilizar esses produtos.
A forma abusiva como os suplementos são utilizados é tanta, que acabamos nos convencendo de que sem suplementação não há resultados, e que a comida sozinha não é capaz de suprir as necessidades do corpo, quando este é submetido a atividades físicas mais intensas.
Inclusive, há pessoas que trocam alguns alimentos por suplementos sintéticos. Essas pessoas deixam de comer alguns alimentos como por exemplo o feijão, rico em proteína, ferro e aminoácidos essenciais ao organismo, pois nos cálculos das necessidades diárias em dietas mais rígidas, o alimento poderia influenciar nos objetivos.
Ao meu ver esse tipo de prática é uma grande inversão de valores, onde o objetivo estético está acima da saúde, pois a longo prazo essa troca pode acarretar em problemas sérios de saúde, alguns estudos associam essas práticas a problemas do coração e osteoporose.
A excesso de proteína que o corpo não absorveu será transformado em gordura ou eliminado pelos rins, nesse processo de eliminação o cálcio e outros minerais dos ossos são eliminados também, o que a longo prazo pode acarretar em casos de osteoporose.
Então o primeiro mito a ser quebrado é a associação de resultados, estéticos ou de performance, por meio de suplementação sintética.
Uma dieta balanceada e de qualidade é suficiente para garantir um alto rendimento nas atividades físicas, inclusive para atletas de competição.
Lembrando que estamos falando de pessoas saudáveis, sem nenhum tipo de necessidades especiais onde se faça necessário uso de suplementos, que devem indiscutivelmente ser prescritos por um nutricionista ou médico especialista.
Qual a opinião de vocês sobre esse assunto?
Beijo, Beijo...
Comments