#7 Principais razões para consumir Linhaça Todos os dias!
- Tati Espíndola Foto: Tati Espíndola
- 20 de ago. de 2015
- 6 min de leitura

Um tempo atrás, antes da criação do Blog, meu cunhado Thiago Dunley, me perguntou para quê servia o ômega3 e onde encontrar.
Na época eu não soube explicar direito, então hoje esse artigo é em homenagem a ele!
Não tem como falar de ômega 3 e não falar da linhaça, então sinta-se duplamente presenteado, pois eu irei falar destes dois assuntos.
E ao final deste artigo, ainda vou deixar um presente bem bacana pra você, por isso, leia até o final.
A Linhaça
É a semente do linho, tem um formato pontiagudo e achatado, apresenta-se na cores dourado e marrom e seu sabor é parecido com o das nozes.
As duas variações, dourada e marrom, diferenciam-se muito pouco uma da outra, mas existe um certo preconceito em relação à linhaça marrom.
Isso deve-se talvez porque a maior parte dos estudos são feitos com a linhaça dourada, e são poucos os estudos comparando as duas variedades. Se quiser saber mais, clique aqui.
A linhaça dourada é cultivada em regiões frias, a maior parte de sua produção vem do Canadá e sua cultura é orgânica, enquanto que a variedade marrom é cultivada em regiões úmidas e quentes como o Brasil e seu cultivo leva agrotóxicos.
Mais um motivo para a preferencia da linhaça dourada, porém vale sempre a pena pesquisar, pois já existem culturas orgânicas da linhaça marrom aqui no Brasil.
A vantagem de se consumir produtos do lugar onde você vive, é infinitamente maior em relação aos produtos importados.
Os produtos, chegam muito mais frescos à nossa mesa, gerando muito mais qualidade nutricional em relação àquele que viajou semanas até chegar à você!
Conheça agora algumas das razões da importância do consumo da linhaça:
Existem dois tipos de fibras na Natureza, as fibras solúveis em água (hidrossolúveis) e as insolúveis, ambas devem fazer parte do consumo diário, por trazem benefícios à saúde.
A Linhaça possui os dois tipos de fibras.
#1 Melhora o sistema digestivo
A fibras insolúveis (celulose, lignanas, amido resistente e hemiceluloses), são responsáveis pela melhora no sistema digestivo e previnem a constipação, pois aumenta o bolo fecal e reduz o período do trânsito intestinal.
#2 Controle de diabetes e redução dos níveis de colesterol
As fibras hidrossolúveis (pectinas, mucilagens e gomas), auxiliam na manutenção dos níveis de glicose auxiliando no controle da diabetes e redução dos níveis de colesterol sanguíneo
#3 Auxilia o sistema imunológico
As sementes de Linhaça contém de 14 a 21% de proteína, e é caracterizada como uma proteína completa.
Tem efeito sobre as funções imunológicas do organismo, além dos músculos, pois apresentam altas taxas de aminoácidos como ácido aspártico, glutamina, arginina, leucina e glicina.
#4 Auxilia na saúde do coração e do cérebro
Com 60% de sua gordura em ácidos graxos alfa – linolênicos, a linhaça é a maior fonte vegetal de ômega 3.
O ômega 3 - ácido alfa – linolênico (ALA) é precursor de outros dois ômegas 3: DHA e EPA, são ácidos graxos essenciais, pois não são sintetizados pelo organismo, ou seja, só obtemos esses ácidos através da dieta.
Os ômegas 3 DHA e EPA são fundamentais para a saúde cardiovascular e o bom funcionamento do cérebro.
DHA possui propriedades antioxidantes, e tem várias relações com processos cognitivos, além da correta sinalização entre os neurônios, prevenindo o declínio cognitivo na fase adulta.
Aumenta a produção de substâncias anti-inflamatórias e neuroprotetoras, auxiliando na prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.
#5 Fundamental para a saúde das grávidas e bebês
O DHA (ácido docosahexaenóico) também é muito importante para as gravidinhas, pois atua no desenvolvimento das estruturas do cérebro e da retina do bebê a partir da gestação.
Seu consumo é eficaz para saúde durante toda a vida, não apenas na gravidez, porém, neste período as mulheres devem ter mais atenção à alimentação.
A inclusão de ômega 3 na dieta das mamães é fundamental, pois é do cérebro delas que o bebê retira as gorduras para o seu desenvolvimento, sendo esse o principal motivo para o consumo de linhaça na gravidez.
#6 Ação anti-inflamatória
EPA (ácido ecosapentaenóico) é importante por sua ação anti-inflamatória e controle das atividades das plaquetas no sangue.
Age diminuindo a quantidades de plaquetas no sangue, evitando coágulos, que podem levar a um derrame.
#7 Prevenção e tratamento de câncer de mama e próstata
Estudos apontam que os ácidos graxos DHA e EPA, tem impacto no câncer, retardando o crescimento de tumores e aumentando a eficácia da radioterapia e de drogas quimioterápicas.
Seu consumo está relacionado no auxílio, principalmente ao câncer de mama e próstata. Saiba mais aqui e aqui.
Além da produção de DHA e EPA a partir do ALA ômega 3 contido na linhaça, também obtemos esses ácidos graxos essenciais a partir dos peixes, óleos de peixes e algas.
Como consumir?
A melhor maneira de consumir a linhaça é deixando de molho em água filtrada por 8 horas, depois bater no liquidificador, de preferencia com alimentos antioxidantes, como folhas verdes e frutas vermelhas já que a mesma oxida muito rápido.
Isso porque assim como todas as sementes, a linhaça possui antinutrientes, e deixar de molho ajuda a amenizar esse quadro, além de ativar suas enzimas e nutrientes para um melhor aproveitamento dentro do organismo.
Triturar a semente é mais eficaz para a liberação de seus nutrientes do que ingerir a semente na integra, contando apenas com a mastigação.
Ou seja, a forma mais efetiva do consumo da linhaça é em deliciosos smoothies verdes, que eu vou te ensinar a fazer já, já.
Embora a melhor maneira de consumir a linhaça seja crua e demolhada, estudos demonstram que mesmo em receitas assadas, ainda se observa parte de seus nutrientes, incluído ômega 3, mas sempre triturada. Mais aqui!
Seja crua ou assada, vai uma dica muito importante.
Sempre triture a linhaça no momento em que for consumir e nas quantidades exatas.
A linhaça triturada oxida muito rápido e, se guardada em forma de farinha por muito tempo, além de perder seus nutrientes pode causar problemas intestinais.
Mas se você triturou demais e sobrou um pouquinho, guarde em um pote hermético na geladeira e consuma o quanto antes.
Jamais compre farinha de linhaça em supermercados ou lojas de produtos naturais, muitas vezes essa farinha é o bagaço da extração do óleo, o que resulta em produto oxidado e pobre em nutrientes.
Por último, as recomendações diárias segundo a orientação nutricional atual, é de 2 colheres de sopa por dia para adultos e 1 colher de sobremesa para crianças.
Mas só pra te lembrar, SEMPRE procure um nutricionista para ajudar a balancear sua dieta de acordo com as SUAS necessidades.
Não é porque eu estou falando que faz bem que você deve consumir, faça sua própria pesquisa e conclua se qualquer alimento disponível para consumo, realmente é interessante pra você.
E claro, a linhaça embora comprovadamente fundamental para a nossa saúde, não faz milagre sozinha, sem uma alimentação adequada, de nada vai adiantar seu consumo.
Se você chegou até aqui, provavelmente se importa bastante com a sua saúde e eu valorizo demais sua atitude, por isso, preparei uma receita deliciosa com Linhaça pra te ajudar a incluir essa semente pra lá de boa no seu dia a dia.

Mousse de Linhaça
Essa mousse de tão fácil quase se faz sozinha, é uma ótima ideia para o café da manhã.
É uma refeição completa, pois possui proteína, fibras e carboidratos, todos de alta qualidade.
Com uma refeição dessas, o dia começa energizado e você estará mais do que preparado para o que vier.
Quando eu começo assim, com um cafezão reforçado, fico de bom humor o dia todo!!
Vamos à receita!
Ingredientes:
2 Cs de Linhaça (deixada de molho em água filtrada por 8 horas)
2 Bananas pequenas
1 limão (se preferir mais suave, coloque apenas ½ limão)
½ Mamão picadinho em cubos
No liquidificador coloque o suco do limão, a linhaça hidratada e as bananas.
Bata bem até que fique homogêneo.
O limão evita que a linhaça e a banana oxidem e fiquem escuras, e também dá um sabor todo especial.
Sirva a mousse e por cima coloque o mamão picado, acrescente um fio de mel se desejar um toque a mais de sabor!
A recomendação da linhaça é de apenas 2 colheres de sopa, mas você pode acrescentar mais ou menos bananas, ao invés de mamão, pode colocar manga, enfim, fique a vontade para criar sua própria versão!
E aí, gostou desse artigo e da receita?? Faz aí e me conta como ficou!!
Beijo, Beijo...
Comments