top of page

Biomassa de Banana verde

  • Tati Espíndola Foto: Tati Espíndola
  • 24 de set. de 2015
  • 3 min de leitura

Biomassa de banana verde

Rica em fibras e amido resistente, essa maravilha da culinária funcional foi desenvolvida pela ex-bananicultora dona Heloisa de Freitas Valle por acaso, quando teve seu sítio no Vale do Ribeira assaltado.

Segundo dona Heloisa, levaram todos os mantimentos, o jeito foi improvisar, cozinhou algumas bananas verdes e fez uma sopa creme, a partir daí desenvolveu várias receitas com a biomassa e iniciou um projeto que foi atestado por especialistas da USP e Universidade Federal de São Carlos.

Inclusive, dona Heloisa lançou um livro com várias receitas que levam biomassa na composição, o livro se chama: Yes! Nós temos bananas, eu ainda não li, mas deve ser bem interessante.

Como possui cheiro e sabor neutro, a proposta da biomassa é justamente enriquecer as preparações, e seu uso é muito versátil.

Pode-se acrescentar em bolos, pães, biscoitos, molhos, risotos,eu tenho uma receita ótima bem aqui, enfim, no que a sua imaginação permitir.

Hum... Ok! Mas por que a biomassa é tão maravilhosa mesmo?

Porque é rica em fibras e amido resistente.

As fibras são nutrientes encontrados nos vegetais que não são digeridas pelas enzimas do sistema digestivo humano, atuam no melhoramento do trânsito intestinal, auxiliam na prevenção de diabetes e ajudam a controlar os níveis de colesterol.

O amido resistente é um carboidrato complexo e possui propriedades semelhantes as fibras.

Por ser um alimento resistente à digestão e fermentado no intestino grosso, o amido resistente é um alimento prebiótico, que são componentes alimentares não-digeríveis que afetam beneficamente o organismo, por estimularem seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon, inibindo o crescimento de células cancerígenas.

Assim como as fibras, auxiliam no trânsito intestinal e prevenção de diabetes, pois contribui para a queda dos índices glicêmicos dos alimentos, além de gerar saciedade por mais tempo, o que pode auxiliar no processo de emagrecimento.

Além disso, podemos destacar minerais como potássio, fosforo, cálcio e magnésio, além de vitaminas do complexo B, vitamina A e C.

Atualmente é possível encontrar biomassa de banana verde industrializada, em pó ou congelada, mas hoje nós vamos aprender a fazer essa maravilha funcional em casa!

receita funcional

Anotem aí:

Bananas verdes orgânicas que não foram aclimatizadas.

Mesmo em feiras orgânicas as bananas podem sofrer esse processo, por isso, certifique-se com o produtor se a banana verde é própria para fazer biomassa.

Aqui em Campinas, eu frequento a feira orgânica mais próxima de casa e encomendo lá mesmo, eles separam as bananas e me trazem, simples assim.

Ser saudável requer um pouco de esforço, que na minha opinião, sempre vale a pena, por isso nada de “mimimi” hein, vai lá na feira orgânica da sua cidade, aproveita e abastece a geladeira hehe.

Então vamos lá!

Em uma panela de pressão, coloque água até a metade e ferva.

Corte as bananas uma a uma sem retirar o talo ou cabinho, as bananas devem estar bem fechadinha, lave-as bem e coloque na panela de pressão com a água já fervendo.

Tampe a panela e aguarde pegar pressão.

Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos.

Após os 10 minutos, desligue o fogo e deixe perder a pressão de forma atual.

Em seguida, abra a panela e retire as bananas com o auxílio de um pegador.

Abra as bananas ainda quentes com uma faca, retire a polpa e coloque no processador ou liquidificador.

Bata até que fique homogênea.

Não demore muito para abrir e processar as bananas, pois se esfriarem ficarão duras, nesse caso, adicione um pouco de água fervendo para ajudar a bater.

Se não for usar na hora, divida em forminhas de gelo ou nos potes de sua preferencia e congele.

Para descongelar, coloque a biomassa em banho-maria até amolecer, adicione um pouco de água fervendo e bata até que fique homogênea.

Prontinho! Aposto que você achou que seria mais difícil não é?!

E aí, você tem alguma receita com biomassa?

Vem aqui dividir comigo, me diz o que achou, vamos conversar!

Beijo, beijo...

Comments


Conteúdo Vip

Coloque seu e-mail abaixo e receba conteúdo Exclusivo

© 2015 por Farinha de Outro Saco

bottom of page